Loog - Identificando as Personas Moradores
A Loog é uma startup que surgiu da necessidade da Lello Imóveis de inovar no modelo de locação de imóveis. Meu trabalho na Loog incluiu coordenação, descobertas, testes de usabilidade, evolução das personas, identidade visual, fluxos MVP's e design de telas. Abaixo mostro um pouco do que foi o processo de identificação das personas moradores, os problemas, desafios e resultados encontrados.
Por quê identificar as personas?
Quando ingressei na Loog, já tínhamos algumas personas de locatários desenhadas, no entanto, porque identificá-las novamente? Percebi que essas personas eram muito genéricas, desenhadas sem uma identificação precisa, eram 5 personas que atendiam tanto aos clientes locatários quanto aos proprietários, o que não fazia sentido e não refletia suas dores, necessidades e desejos reais. Diante desse cenário, meu colega de trabalho, Wellington Bastos, e eu decidimos realizar uma identificação mais aprofundada das personas. Recrutamos, entrevistamos e documentamos 22 pessoas que estavam em busca de imóveis para alugar.
Entrevistas e documentação
Como mencionado anteriormente, foram entrevistadas 22 pessoas. As perguntas eram padronizadas para todos, mas o roteiro servia como guia, e explorávamos de acordo com as respostas dos entrevistados. Ao final, contávamos com mais de 12 horas de gravação. Após as entrevistas, tabulamos e organizamos de maneira estruturada no Figma os pontos relevantes, abordando tanto o perfil quanto as dores, necessidades e desejos identificados.
Tabulação das entrevistas realizadas
Utilizamos o Figjam para compilar as entrevistas. Abaixo um pouco do trabalho realizado.
Encontrando padrões
Após documentar e tabular todas as entrevistas, chegamos à fase de identificar padrões para elaborar as personas. Durante essa etapa, utilizamos alguns frameworks, e logo algo nos chamou a atenção. Esse elemento foi denominado por mim como a "Equação do Locatário". E o que compõe essa "Equação"? Veja abaixo:
Persona Trabalho e Filhos
Uma das personas identificadas. Veja como a Equação do Locatário leva ao imóvel ideal.
Resultados e conclusões
Como efeito prático, as personas encontradas e evidenciadas foram essenciais para direcionar as ações da startup e serviram de insumo para a criação e direcionamento de alguns fluxos, bem como para a equipe de marketing em algumas campanhas e os ajustes da comunicação em nossas páginas e redes sociais. As entrevistas mostraram que o perfil de quem mora de aluguel é muito abrangente. Estamos falando de pessoas com histórias e experiências de vida muito diferentes entre si, mas, no final, foi possível parametrizar os gatilhos, perfis e objetivos, levando-nos aos padrões necessários para identificar as personas. Essencial também foi identificar as dores e frustrações durante todo o processo de busca de imóvel, o que nos deixou com um backlog de alguns meses pela frente para tratar.